Em busca da construção de uma economia sustentável que beneficie não apenas o empreendimento, como a toda a sociedade, cada vez mais empresas estão em busca de formas de reduzir o seu impacto ambiental. Uma das formas mais urgentes de contribuir com a sociedade e o meio ambiente é por meio da aplicação de estratégias que ajudem a reduzir lixo.

Apesar de parecer uma meta desafiadora diante dos hábitos da vida contemporânea, reduzir o lixo pode ser bem mais fácil do que parece. Com medidas simples e fáceis de serem aplicadas no dia-a-dia, é possível observar uma redução expressiva na geração de resíduos.

Além de ajudar o meio ambiente, a atitude de reduzir o lixo pode ajudar as empresas a se tornarem mais eficientes e econômicas. Ficou interessado? Então siga com a leitura e descubra como reduzir o lixo do seu estabelecimento em passos simples!

1. Observar o lixo

O primeiro passo a ser dado por quem pretende reduzir o lixo é observar as lixeiras da empresa. Apesar de termos o costume de dar às costas aos resíduos, é justamente o movimento contrário que nos ajuda a entender os nossos hábitos de consumo e como podemos mudá-los. O que descartamos nos dá informações valiosas sobre o que está sendo desperdiçado na empresa e o que pode ser mudado.

Em restaurantes, por exemplo, o lixo indica quais alimentos estão sendo rejeitados pelo cliente. Com essa informação, é possível pensar em mudanças no cardápio que ajudem a evitar o desperdício e que agradem à clientela. Em escritórios, uma rápida olhada nas lixeiras pode mostrar a quantidade de plástico e papel que está sendo desperdiçada e indicar formas de reduzir a geração.

2. Planejar as compras da empresa

Sabendo o que está sendo desperdiçado é possível planejar de forma mais consciente as compras da empresa. Além disso, com planejamento é possível evitar comprar produtos que são poucos ou nunca utilizados e que, assim, apenas ocupam espaço e acabam, inevitavelmente, se transformando em resíduos.

Outra dica importante para quem quer reduzir o lixo gerado na empresa, é dar prioridade para compra de materiais duráveis e de qualidade. Apesar desses materiais serem mais caros, as chances de serem usados até o fim de sua vida útil é maior, reduzindo a frequência com que são descartados.

3. Fazer compostagem

Em estabelecimentos que geram lixo orgânico, uma alternativa é produzir adubo a partir desse material. Para isso, basta que o empreendimento tenha uma composteira compatível com o volume de resíduo gerado ou que envie esse material para usinas de compostagem.

O adubo obtido por meio da compostagem pode ser utilizado nas áreas ajardinadas da empresa, doado para pequenos agricultores ou, até mesmo, comercializado.

4. Evitar a geração desnecessária de resíduos

Diariamente as empresas geram uma série de resíduos que poderiam ser evitados, como brindes, presentes, copos plásticos, etc. Em espaços abertos ao público, vale a pena investir no uso de copos de vidro e canecas de cerâmica e reservar os copos plásticos apenas para pedidos para viagem e, mesmo nesses casos, procurar oferecer ao cliente opções biodegradáveis.

O mesmo vale para sacolas plásticas. Incentive clientes e funcionários a terem o hábito de utilizar sacolas retornáveis. Além de serem mais resistentes, é possível evitar a compra de materiais plásticos descartáveis, contribuindo para que a empresa atinja sua meta de reduzir o lixo gerado.

5. Reutilizar

Seguindo a lógica dos 3 R’s – reduzir, reutilizar e reciclar -, as empresas que querem reduzir lixo gerado devem buscar formas de reutilizar os materiais antes de descartá-los. Medidas simples podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, papéis usados podem ser transformados em blocos de notas, recipientes plásticos aproveitados para armazenar objetos, pastas plásticas podem ser recolhidas e reutilizadas, etc.

6. Fazer a segregação de resíduos

Outra forma importante de reduzir lixo na sua empresa é priorizando a reciclagem. Para isso, é preciso que a empresa organize a sua área de descarte de resíduos para permitir a segregação dos materiais gerados e, assim, garantir a preservação desse material para que ele possa ser encaminhado para as usinas de reciclagem.

Existem diversas pequenas ações que podem ser colocas em prática pela sua empresa para torná-la mais sustentável e ajudar a reduzir o lixo gerado. Buscar parcerias com empresas de gestão de resíduos como a Translix pode acelerar essa mudança e contribuir com medidas ainda mais eficientes para tornar a empresa mais sustentável.

A Translix conta com uma série de serviços que ajudam seus parceiros a aplicarem suas políticas ambientais, reduzindo o impacto ambiental de suas atividades e tornando suas empresas mais sustentáveis. Para conhecer mais sobre esses serviços, continue com a leitura em 6 serviços oferecidos pela Translix para otimizar a política ambiental da sua empresa. Boa leitura!

Open chat
1
Olá!
Como posso ajudar?
Powered by