O transporte é uma etapa bastante importante da gestão de resíduos de qualquer empresa ou estabelecimento comercial. Somente com um transporte de resíduos seguro é possível garantir que o material descartado chegue ao local de destinação final e possa receber o tratamento adequado.

Portanto, empresários e gestores devem estar familiarizados com as diferentes formas de coleta e transporte de resíduos existentes para que possam fiscalizar e gerenciar a legalidade de suas ações e garantir que seu negócio aja de acordo com as melhores práticas.

Para saber mais sobre o assunto, continue com a leitura e descubra qual tipo de coleta e transporte é o mais adequado para sua empresa.

Como funcionam a coleta e o transporte de resíduos?

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a coleta e o transporte de resíduos são de responsabilidade do município, que deve estabelecer suas normas e regras tendo em vista a legislação federal. Portanto, a forma como o transporte de resíduos é realizado pode variar de acordo com a cidade.

Mas, em geral, a prefeitura se responsabiliza pela coleta e pelo transporte de resíduos residenciais, deixando a cargo das empresas classificadas como grandes geradores a responsabilidade por contratar serviços de coleta e transporte de forma privada.

Quais são os tipos de coleta e transporte?

As formas de transporte de resíduos podem ser classificadas em mista ou seletiva. O transporte misto é aquele que mistura diferentes resíduos em um mesmo veículo. Esse modelo de coleta e transporte é comum em áreas que não possuem usinas de reciclagem ou nas cidades que ainda não se adequaram à PNRS e, infelizmente, muitas delas, ainda possuem lixões.

Já o transporte seletivo é aquele que coleta e transporta, de forma separada, os diferentes tipos de resíduos. É o modelo mais correto de transporte de resíduos porque consegue atender as necessidades de transporte de cada tipo de material, ajudando a evitar a perda de resíduos durante o trajeto até o destino final.

Quais veículos são utilizados para o transporte de resíduos?

Como o transporte de resíduos tem por objetivo conduzir os materiais descartados em segurança, é preciso utilizar veículos adequados para cada tipo de demanda. Por exemplo, o transporte de resíduos perigosos deve ser seguro o bastante para evitar qualquer tipo de contato dos produtos com o exterior do veículo. Já o transporte de recicláveis deve garantir a manutenção das características do material para que ele possa ser reaproveitado.

Abaixo, saiba mais sobre os tipos de veículos utilizados para cada resíduo.

Transporte de resíduos domiciliares

Nesse tipo de coleta devem ser utilizados caminhões compactadores, que otimizam a capacidade de carga e permitem um confinamento adequado para se evitar o derramamento do liquido percolado.

Transporte de resíduos recicláveis

Esse tipo de resíduo costuma ser transportado em caminhões com carroceria metálica e fechada. O caminhão fechado evita a perda do material, principalmente plásticos e papéis (por serem muito leves, podem ser levados pelo vento), além de proteger os resíduos da ação do sol e da chuva.

Transporte de resíduos verdes

Os resíduos verdes são gerados em podas de árvores e manutenção de áreas ajardinadas. O tipo de veículo utilizado vai depender da quantidade de material gerado. Para coleta de resíduos oriundos da manutenção de áreas privadas, como condomínios e prédios, geralmente são utilizados caminhões de pequeno porte com carroceria de madeira aberta.

Já no caso dos resíduos oriundos da manutenção de espaços públicos, como poda de árvores em vias ou praças, são utilizados caminhões maiores, com carroceria em madeira e que tenham as laterais elevadas para evitar a perda de material e possíveis acidentes.

Transporte de resíduos de limpeza pública

Em geral, os veículos utilizados para limpeza pública sao compactadores, que facilitam o transporte de folhas secas e resíduos oriundos da varrição das ruas.

Transporte de resíduos da construção civil

Os resíduos gerados na construção civil devem ser recolhidos com a ajuda de equipamentos com poliguindastes e caçambas abertas. Por serem materiais inertes, devem ser encaminhados para usinas de reciclagem.

Transporte de resíduos de serviços de saúde

Como os resíduos gerados por serviços de saúde são potencialmente perigosos, devem ser transportados em veículos com carroceria fechada. Geralmente, os veículos utilizados para esse tipo de coleta são de porte pequeno.

Transporte de resíduos perigosos

Os resíduos perigosos devem ser transportados em veículos com carroceria fechada, que impeça a perda do material ou danos aos recipientes de acondicionamento desses resíduos.

O que levar em consideração na hora de contratar uma transportadora de resíduos?

A escolha de uma empresa que atue com transporte de resíduo deve ser feita com máxima atenção, pois, de acordo com a PNRS, o gerador continua sendo responsável pelo resíduo gerado até a destinação final dele.

Para evitar problemas, verifique se a empresa de transporte possui licença de operação emitida pela prefeitura, alvaras, AVCB, licencas no órgão ambiental estadual. Outra dica é conhecer a empresa pessoalmente, saber quanto tempo esta no mercado, pegar referencias de clientes atendidos,  buscar informações sobre a qualificacao do pessoal e o estado de conservação dos veículos utilizados para coleta.

Todo esse cuidado vale a pena, afinal, trabalhar com uma boa empresa de transporte de resíduos e veículos com a manutenção em dia garante que os resíduos gerados pelo seu negócio sejam transportados com segurança e sem prejudicar o meio ambiente.

Este post foi útil para você? Aproveite que está por aqui e assine nossa newsletter!