Em decorrência da pressão da população, da legislação e da própria consciência ambiental das companhias, transformar empresas e estabelecimentos comerciais em negócios sustentáveis vem se tornando uma necessidade cada vez maior.

Portanto, ter um restaurante sem lixo é uma atitude que se apresenta como uma urgência.

A boa notícia é que acabar com a geração de lixo no seu estabelecimento comercial pode ser mais simples do que parece. Apesar de restaurantes produzirem uma quantidade elevada de resíduos diariamente, medidas como redução do desperdício e reciclagem podem diminuir consideravelmente o volume de lixo gerado pelo seu negócio.

Outro aspecto positivo é que, ao contrário do que muitos gestores imaginam, tornar o negócio eco-friendly não significa aumentar os gastos operacionais. Com uma gestão sustentável é possível otimizar os recursos disponíveis e, até mesmo, criar possibilidades para a redução de despesas.

Ter um restaurante sem lixo é uma forma de beneficiar clientes, gestores, a natureza e toda a sociedade. Então, siga com a leitura e confira quais são os primeiros passos para zerar a geração de lixo no seu negócio!

1º) Reduza o desperdício

O primeiro passo para eliminar a produção de lixo é reduzir o desperdício. Isso ajudará a tornar a gestão de resíduos mais fácil, já que haverá uma diminuição do volume gerado. Para tanto, é preciso adequar a produção do seu restaurante à demanda do seu público.

A forma mais simples de conseguir alcançar esse equilíbrio é observando os restos de comida deixados no prato pelos clientes. Essas sobras ajudam a identificar ingredientes que seu público rejeita, permitindo adaptar o cardápio e evitar o desperdício de alimentos.

Além de reduzir a quantidade de resíduos e colaborar com um restaurante sem lixo, esse tipo de mudança ajuda a poupar recursos ao diminuir os gastos com a compra de ingredientes que seriam descartados.

2º) Evite o uso de materiais descartáveis que não poderão ser reciclados

Grande parte dos materiais descartáveis poderiam ser reaproveitados pela indústria. Porém, nem todo elemento potencialmente reciclável é, de fato, reciclado. Os recursos demandados para reciclar alguns resíduos, como isopor e embalagens que misturam diferentes materiais, tornam esse processo economicamente desfavorável para a indústria.

Leve essa questão em consideração na hora de escolher produtos e materiais necessários para o funcionamento do negócio. Evite adquirir esses itens e, até mesmo, distribuir embalagens que não são recicladas. Por exemplo: ao fazer as compras, evite comprar alimentos embalados em plásticos laminados; em vez disso, prefira as embalagens feitas em alumínio ou vidro.

Caso o restaurante faça entregas de comida, incentive os clientes a usarem recipientes reutilizáveis. Quando o restaurante tiver a necessidade de fornecer embalagens descartáveis, exclua as embalagens térmicas de isopor e substitua-as por marmitas de alumínio.

Esses pequenos cuidados permitem que a empresa garanta a reciclagem de todos os resíduos produzidos diariamente, contribuindo para alcançar a meta de um restaurante sem lixo.

3º) Trabalhe com a compostagem de lixo orgânico do seu estabelecimento

Os restos de comida, como cascas de frutas e de legumes e sobras dos pratos dos clientes, podem ser enviados para a compostagem ao invés de serem descartados em aterros sanitários. Essa prática vai possibilitar que a cozinha do seu restaurante zere a quantidade de lixo orgânico produzido.

Fazer a compostagem do lixo orgânico é bastante simples. Entretanto, como cozinhas comerciais produzem uma grande quantidade de resíduos diariamente, esse processo pode ser inviável para o estabelecimento. A solução é contar com a ajuda de uma empresa de reciclagem como a Translix, que conta com uma usina de compostagem capaz de aproveitar esse tipo de resíduo em grande quantidade.

4º) Recicle para ter um restaurante sem lixo

Para conseguir um restaurante sem lixo, o cuidado com a reciclagem é essencial. Logo, é preciso realizar a segregação dos resíduos e o envio para reciclagem. A fim de garantir que o material separado seja efetivamente reciclado, torna-se necessário contar com a ajuda de uma empresa de coleta seletiva que se responsabilize por tratar e encaminhar o que foi coletado para plantas industriais que reaproveitem esse material.

Sozinha, nenhuma empresa é capaz de reduzir a quantidade de lixo produzida e tornar-se um negócio sustentável. A sustentabilidade requer a união de diferentes empresas que tenham compromisso ambiental e sejam engajadas na redução do descarte de lixo. Portanto, para ter um restaurante sem lixo, um passo muito importante é encontrar empresas parceiras como a Translix.

Mais do que uma empresa de coleta, a Translix é uma companhia que tem como valor o manejo adequado de resíduos, sendo reconhecida como uma das pioneiras em iniciativas de destinação ambientalmente correta deles. Ou seja, a Translix é a parceira ideal para ajudá-lo a manter um restaurante sem lixo e empregar uma gestão sustentável do seu negócio. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre as nossas soluções!