Como vocês já estão sabendo, a pandemia do covid 19, mais conhecido como coronavírus, tem afetado todos os segmentos, não só no meio da saúde. Sendo assim, no setor dos resíduos isso não seria diferente, infelizmente o covid está ao nosso redor. Já disponibilizamos aqui, um conteúdo que aborda quais os cuidados que as pessoas infectadas deve adotar com o seu lixo , por isso no tema de hoje, daremos continuidade ao cenário atual.

Entretanto, dessa vez, abordaremos quais são os cuidados para evitar o contágio no meio dos resíduos. Quer saber quais são os cuidados? Acompanhem:

Análise do cenário atual

Aqui na translix, atendemos diversas empresas em diferentes lugares, consequentemente a aglomeração de diversos resíduos acaba sendo inevitável por isso, não temos o controle 100% do que está infectado. Por este motivo, os nossos serviços de coleta estão a todo a vapor, de modo a evitar que os resíduos sejam espalhados, e que as pessoas e o meio ambiente tenham acesso aos materiais para contaminação.

Apesar de algumas empresas estarem fechadas, outras estão abertas e com todas, adotamos o manejo dos resíduos durante a pandemia. Já para a limpeza dos locais de armazenamento, é importante tomar as devidas cautelas específicas para evitar a disseminação do coronavírus. Por último, mas não menos importante, todos os responsáveis pelo manuseio dos resíduos sejam os funcionários do gerador ou do fornecedor, devem seguir a risca todos os procedimentos corretos de higiene.

O que as empresas podem fazer com o lixo neste período?

Primeiro é importante que as empresas evitem gerar muitos resíduos nestes períodos, sendo assim não só contribui para uma economia sustentável, mas evita que os possíveis vírus sejam espalhados. Apesar de parecer uma meta desafiadora diante dos hábitos da vida contemporânea, a redução dos resíduos pode ser bem mais fácil do que parece.

Com medidas simples e práticas de serem aplicadas no dia-a-dia, é possível observar uma redução expressiva na geração de resíduos. Após isso, as empresas precisam fazer um manejo com todos resíduos (lixos). É importante que os resíduos sejam acondicionados e destinados de maneira segura e ambientalmente correta, para evitar os impactos ambientais.

Para isso, deve haver uma gestão de resíduos adequada conforme cada tipo de material a ser destinado, por exemplo: Faça um plano de gerenciamento  de como a sua empresa descarta o lixo.

Especificamente por conta do coronavírus, algumas medidas emergências agora estão a ser implementadas tais como: todo resíduo deve ser acondicionado em sacos impermeáveis, de material resistente a rompimento e vazamento, contidos no seu interior. O limite de peso dos sacos também deve ser respeitado, ou seja, devem ser substituídos quando atingirem 2/3 da sua capacidade ou pelo menos 1 vez a cada 48 horas.    

Nos resíduos devem conter identificação

Durante a etapa de gestão, os sacos devem permanecer dentro de recipientes de acondicionamento tampados. Os materiais desses contentores devem ser do tipo lavável, resistente à ruptura, vazamento e tombamento. Segundo RDC/ANVISA nº 222/2018, o recipiente de acondicionamento deve conter a identificação de todos os riscos presentes. Além disso, se possível, as empresas podem identificar os lixos em forma de grupos.

  • O grupo A é identificado, no mínimo, pelo símbolo de risco biológico, com rótulo de fundo branco, desenho e contornos pretos, acrescido da expressão RESÍDUO INFECTANTE.
  • O grupo B é identificado através de símbolo e frase de risco associado à periculosidade do resíduo químico.
  • O grupo C é representado pelo símbolo internacional de presença de radiação ionizante (trifólio de cor magenta ou púrpura) em rótulo de fundo amarelo, acrescido da expressão MATERIAL RADIOATIVO, REJEITO RADIOATIVO ou RADIOATIVO.
  • O grupo D deve ser identificado conforme definido pelo órgão de limpeza urbana.
  • O grupo E é identificado pelo símbolo de risco biológico, com rótulo de fundo branco, desenho e contorno preto, acrescido da inscrição de RESÍDUO PERFUROCORTANTE.

 

Esperamos que tenham gostado e que utilizem as nossas dicas para aperfeiçoar a gestão de resíduo da sua empresa! Nos vemos em breve ????