Aqui no blog, já falamos sobre como a adoção de uma política ambiental pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. Com uma gestão sustentável e voltada à redução de resíduos, é possível diminuir despesas, fidelizar clientes e garantir a sustentabilidade do processo produtivo.

Porém, para que todos esses benefícios se concretizem, é preciso investir tempo e recursos na criação de uma política ambiental adequada às necessidades do negócio.

Para garantir que seja elaborada uma política ambiental com a solidez que sua empresa precisa, vale a pena contar com a expertise de quem entende do assunto! Além de atuar na coleta, no tratamento e na destinação de resíduos, a Translix oferece uma série de serviços voltados à otimização da política ambiental de seus clientes e parceiros.

Neste texto, vamos falar sobre alguns dos serviços oferecidos pela Translix, voltados ao planejamento e à execução eficiente de políticas ambientais para empresas de todos os portes. Para saber mais, siga com a leitura!

1- Diagnóstico Ambiental

O diagnóstico ambiental é uma das etapas do estudo de impactos e recursos utilizados por uma empresa, que influenciam (positiva ou negativamente) no meio ambiente. O levantamento de todo e qualquer dano que um empreendimento pode vir a causar, e o planejamento das alternativas que serão realizadas para a mitigação ou minimização desses processos. Ao prestar esse serviço, a Translix realiza uma análise detalhada de todo o processo produtivo para identificação de problemas, falhas e possibilidades de melhoria. Com o diagnóstico ambiental em mãos, é possível elaborar uma política ambiental que ofereça soluções para os problemas do negócio e colabore com a consolidação da empresa.

2- Assessoria para Licenciamento Ambiental

A obtenção de licenciamento ambiental é obrigatória para as empresas que desempenham alguma das atividades elencadas no Anexo I da Resolução nº 237/1997 do Conama, e deem início as suas operações. Durante o processo de licenciamento, é necessário apresentar ao órgão ambiental competente toda a documentação comprobatória, de que as atividades a serem realizadas pelo empreendimento estarão de acordo com a legislação ambiental vigente.

Por tanto, é necessário demonstrar como a empresa assumirá sua responsabilidade pelos resíduos gerados e impactos ocasionados pelas suas atividades. A assessoria da Translix para licenciamento ambiental, engloba a organização e elaboração da documentação comprobatória da legalidade das atividades do negócio, e demais solicitações dos órgão competentes.

3- Assessoria para Qualificação de Fornecedores

A qualificação de fornecedores é um processo fundamental para garantir a segurança das operações. Assim sendo, ela pode ser realizada por meio da celebração de parcerias que atendam às expectativas da política ambiental da empresa.

A Translix atua na checagem da documentação dos prestadores de serviço, garantindo que empresas terceiras estejam em dia com a legislação ambiental, além de acompanhar o desempenho dos serviços contratados.

Com a ajuda da Translix, é possível preservar a segurança operacional da sua empresa, e evitar problemas com fornecedores que possam impactar negativamente o seu negócio.

4- Treinamento para execução da Política Ambiental

O sucesso da política ambiental de qualquer empresa depende, principalmente, do engajamento dos colaboradores internos, e da consolidação de práticas sustentáveis no ambiente corporativo e cultura da empresa, neste caso trabalhar com a conscientização dos colaboradores é fundamental. Pensando nisso, a Translix possui uma equipe técnica que orienta seus clientes, sobre as práticas de conscientização e processos que serão realizados para a coleta, transporte e destinação final dos resíduos.

5- Central de Resíduos

A Translix em sua unidade possuem uma área de armazenamento temporário adequada para receber resíduos classe II e classe I, o objetivo dessa central é possibilitar o acondicionamento e armazenagem dos mesmos, até que sejam encaminhados à destinação final.

6- Manufatura Reversa

A Translix realiza e executa planejamento logístico para retorno de produtos pós-consumo, inservíveis ou impróprios para comercialização. Para isso, ela conta com infraestrutura para coleta, transporte e armazenamento, bem como para descaracterização desses materiais. A fim de evitar o extravio de material e possíveis danos à imagem da empresa, todo o processo de manufatura reversa é realizado de forma rastreável e segura.

Além desses serviços, a Translix oferece muitas outras soluções desenvolvidas sob medida para que cada cliente consiga obter os melhores resultados de sua política ambiental e, assim, conciliar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente.

Entre em contato com a gente e conheça mais detalhes sobre todas as soluções que temos a oferecer!