Em um cenário econômico cada vez mais competitivo e marcado por instabilidades, a escolha de bons parceiros pode ser um diferencial relevante para que sua empresa alcance os resultados desejados.

Além de prestar serviços de qualidade, é muito importante que os fornecedores contratados estejam alinhados aos ideais e à política ambiental do seu negócio. Por essa razão, a qualificação de fornecedores é um cuidado indispensável, para que a contratação de parceiros seja realizada de forma acertada.

Neste post, vamos mostrar como implementar uma qualificação de fornecedores eficiente, e como esse processo pode ajudar a preservar a imagem da sua empresa. Para saber mais sobre o assunto, siga com a leitura!

Qual a importância da coparticipação dos fornecedores na política ambiental da empresa?

Adotar publicamente uma postura sustentável, ajuda na fidelização e na ampliação de seus clientes. Porém, não basta que os cuidados com a preservação do meio ambiente se restrinjam à rotina interna da empresa, é preciso ir além!

A implementação de uma política ambiental eficaz, requer uma avaliação de fornecedores e prestadores de serviços para garantir que toda a cadeia produtiva esteja de acordo com a legislação e com as melhores práticas ambientais.

A consonância entre os valores defendidos pela sua marca e os serviços prestados por seus fornecedores evita que problemas futuros, como violação da legislação ambiental ou trabalhista, prejudiquem a imagem e o crescimento do seu negócio.

Como a qualificação de fornecedores pode ajudar minha empresa?

A qualificação de fornecedores é um processo que garante a segurança operacional da sua empresa por meio da verificação da regularidade dos serviços prestados. Essa checagem deve ser realizada antes da contratação e durante a vigência do contrato. Dessa forma, é possível acompanhar o desempenho dos fornecedores e garantir que estejam de acordo com os valores ambientais do seu negócio.

De que maneira é possível implementar um processo de qualificação de fornecedores?

A implementação do processo de qualificação de fornecedores envolve apenas três passos: a avaliação, o monitoramento e a reavaliação.

1- Avaliação de fornecedores

Consiste em avaliar as empresas prestadoras de serviço por meio de um levantamento de informações sobre a regularidade das atividades exercidas. Logo, é preciso consultar a situação cadastral, licenças de operação, alvarás de funcionamento, entre outros.

Apesar de não serem obrigatórias pela lei, certificações de gestão também podem ser muito úteis e facilitar a avaliação do fornecedor. Outro cuidado que pode ser tomado nessa fase, é a realização de visitas à sede do prestador para conhecer pessoalmente suas instalações.

2- Monitoramento dos serviços prestados

O monitoramento é realizado após o início da prestação de serviço. Durante essa fase, é preciso checar continuamente as atividades realizadas pela empresa parceira, verificando a qualidade do serviço, a pontualidade, atendimento e, principalmente, se a empresa permanece atenta à política ambiental do seu negócio.

3- Reavaliação do fornecedor

A qualificação de fornecedores é um processo cíclico, portanto a fase de reavaliação não finaliza esse processo; ao contrário, marca a retomada da prática de acompanhamento da empresa parceira.

O processo deve ser contínuo enquanto durar a relação de prestação de serviço. A atenção constante ao trabalho desempenhado por terceiros é uma forma de preservar a imagem da sua empresa e garantir segurança ambiental durante toda a cadeia de produção.

Por que é relevante contar com ajuda especializada para a qualificação ambiental de fornecedores?

Se a sua empresa está preocupada em consolidar uma cultura sustentável amparada por uma política ambiental interna, vale a pena contar com a ajuda de consultores especializados na área ambiental.

Com uma experiência de mais de 40 anos, a Translix atua na verificação da segurança ambiental da cadeia de fornecedores de seus clientes, garantindo uma qualificação rigorosa e atenta. Dessa forma, a Translix ajuda seus clientes a garantirem que todos os seus esforços na adoção de uma cultura corporativa sustentável sejam reconhecidos pelo público de forma segura.

Ficou interessado em saber mais sobre o serviço de qualificação de fornecedores da Translix? Entre em contato agora mesmo por meio do telefone (11) 2591-3900 ou, se preferir, pelo nosso site!