Diante de todas as informações sobre as consequências da crescente produção de lixo, cada vez mais pessoas estão se tornando conscientes da importância da reciclagem de resíduos.A necessidade de minimizar o impacto ambiental da produção de lixo é responsável por uma série de leis e normas que buscam proteger o meio ambiente, cobrando que empresas de todos os setores assumam a sua responsabilidade socioambiental.

A crescente formação de um público consumidor consciente e as exigências da legislação ambiental fazem com que a reciclagem de resíduos se torne uma boa alternativa para grandes geradores de resíduos.

Neste texto, vamos mostrar como a reciclagem de resíduos pode ser usada pelas empresas para melhorar a imagem do negócio e, ao mesmo tempo, manter a companhia em dia com suas obrigações legais. Vamos lá?

Assumindo a responsabilidade socioambiental do negócio

Ter responsabilidade socioambiental significa identificar o impacto das atividades do seu estabelecimento comercial tanto no meio ambiente quanto na sociedade e tomar medidas para diminuí-los. A legislação ambiental possui alguns instrumentos que incentivam as empresas a agir de forma responsável. Um deles é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Por meio do PGRS, a empresa é obrigada a descrever todo o ciclo de vida do seu produto e identificar a destinação dada aos resíduos gerados pela sua atividade, bem como propor formas de compensação ambiental quando necessário. Nesse sentido, o cuidado com a destinação do lixo e a reciclagem dos resíduos gerados são formas relevantes de a empresa assumir a sua responsabilidade socioambiental.

Atendendo às demandas de um público exigente

Todo cidadão deve ser responsável por buscar formas de diminuir sua pegada ambiental. Pensando nisso, governos, ONG’s, escolas, entre outros, vêm empregando esforços para conscientizar um número cada vez maior de pessoas sobre as consequências da produção de lixo.

Graças ao acesso à informação, tem sido gradativamente mais comum encontrar pessoas usando sacolas retornáveis, preferindo alimentos comprados diretamente do produtor, fazendo segregação de resíduos, valorizando produtos feitos a partir de materiais reciclados, etc.

Essa parte crescente da população, consciente do impacto de suas ações no meio ambiente, forma um público consumidor exigente, interessado em investir seu poder de compra em empresas que compartilhem da sua preocupação com um mundo melhor. Dessa forma, ao investir na reciclagem de resíduos, é possível mostrar para os clientes mais exigentes que a empresa está tomando medidas reais para proteger os recursos naturais e gerar empregos.

Deixando a empresa em dia com suas obrigações legais

Dependendo da quantidade de resíduos gerados pelo negócio, mais do que uma boa prática, a elaboração e execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos pode ser uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Empresas que demandam uma grande quantidade de material reciclável para as embalagens entregues aos clientes podem, por exemplo, propor em seu PGRS destinar seus resíduos para usinas de reciclagem como forma de compensação ambiental.

Esse tipo de ação pode ser divulgada para os consumidores, ajudando a associar a imagem da empresa à ideia de sustentabilidade e de responsabilidade social. Mesmo empresas de menor porte, que não estão obrigadas pela legislação a compensar o impacto ambiental de suas atividades, podem se beneficiar de medidas como essa.

Ganhando dinheiro com os resíduos gerados pelo negócio

Para grandes geradores de resíduos, a reciclagem pode se tornar uma nova fonte de renda para o negócio. Usinas de reciclagem pagam por resíduos como papelão, plásticos, óleo de cozinha, etc. Dependendo da quantidade de resíduos gerada, a venda desse material pode ser tornar uma via de mão dupla: tanto diminui a quantidade de lixo descartado quanto gera renda para o estabelecimento.

[Dica de ouro] Contando com a Translix para fazer a reciclagem de resíduos da sua empresa

Para reciclar os resíduos gerados pelo seu estabelecimento comercial, é fundamental contar com uma empresa parceira como a Translix. Além de atuar com a coleta seletiva, ela possui uma usina própria de reciclagem, em que todo o processo é monitorado até a reinserção no mercado produtivo.

Com essa estrutura, a Translix mantém controle total do processo e consegue certificar seus clientes como “Amigos do Meio Ambiente”. Com a ajuda dela, você tem certeza de que a destinação dada aos resíduos gerados pela sua empresa está em harmonia com o meio ambiente e contribui para um mundo melhor. Além disso, ainda pode fazer publicidade com suas ações socioambientais, o que certamente agrega bastante valor à sua marca.

Então, gostou deste conteúdo? Para saber mais detalhes sobre como podemos ajudar seu negócio com a reciclagem de resíduos, entre em contato hoje mesmo!