Hoje em dia, a responsabilidade ambiental é um dos fatores que mais influenciam a competitividade de uma empresa, sendo muito importante para a imagem do negócio diante do público.

Logo, se sua empresa ainda não investe em formas de reduzir sua pegada ambiental e colaborar com a preservação dos recursos naturais, talvez seja hora de começar!

Neste texto, falaremos sobre o que tem motivado o público consumidor de forma geral a se interessar pelo engajamento das empresas em causas ambientais e sociais. Pensando nisso, também vamos mostrar o que sua empresa pode fazer para ter responsabilidade ambiental e, assim, atrair mais clientes. Continue a leitura e confira!

Por que a responsabilidade ambiental é tão importante para os clientes?

A preocupação do público consumidor com características dos produtos reflete aspectos culturais e sociais da época em que vivem. No passado, era comum a decisão de compra estar atrelada unicamente ao valor de mercado de um item. Assim sendo, destacava-se a empresa que conseguisse oferecer o preço mais baixo.

Com o tempo, visando atrair mais consumidores, as empresas passaram a buscar formas de reduzir cada vez mais o preço de custo das mercadorias, investindo na produção de artigos pouco duráveis e de baixa qualidade. Nesse contexto, o público consumidor começou a procurar e valorizar empresas que oferecessem produtos de qualidade e passou a estabelecer uma relação de confiança com essas marcas.

Atualmente, estamos colhendo os resultados ambientais da intensificação do consumismo: poluição, extinção de espécies, aquecimento global, etc. Diante disso, a sociedade passou a procurar formas de reduzir o impacto ambiental de suas ações e a utilizar de seu poder de compra para pressionar empresas a também assumirem sua responsabilidade ambiental.

Quem acredita que esse comportamento é apenas um modismo está muito enganado. Da mesma maneira que a crise ambiental está longe de ser solucionada, a tendência é que a parcela da população preocupada com o meio ambiente se torne cada vez mais expressiva e, assim, aumente a pressão para que as empresas cumpram suas obrigações ambientais.

Como associar responsabilidade ambiental às atividades do seu negócio?

Muitas medidas podem ser implementadas para fazer com que sua empresa tenha responsabilidade ambiental. Neste texto, apontamos alguns caminhos que podem ser tomados para reduzir o impacto ambiental das atividades do seu negócio. Porém, é importante ter em mente que, junto a essas medidas, é preciso adotar uma postura transparente com os clientes, deixando-os conscientes dos esforços da empresa e dos desafios a serem superados.

Reduza o lixo

A quantidade de lixo despejada diariamente na natureza pelas atividades humanas é um dos maiores problemas ambientais atuais. Uma empresa com responsabilidade ambiental deve implementar um sistema de gestão de resíduos que vise reduzir a quantidade de lixo gerada.

A reciclagem é a principal forma de reduzir o lixo descartado. Portanto, procure por empresas que atuem com coleta seletiva e possam ser boas parceiras do seu negócio e trabalhe para minimizar o seu impacto ambiental por meio da reciclagem de resíduos.

Busque formas de compensação ambiental

Infelizmente, nem sempre é possível mitigar totalmente o passivo ambiental gerado pelas atividades de nossas empresas. Esse problema atinge, até mesmo, pequenos e médios negócios. Por exemplo, um delivery de alimentos dificilmente conseguirá manter sua atividade sem emitir gases poluentes. Nessas situações, uma alternativa que pode atrair os clientes é a busca por formas de compensação ambiental que indiretamente ajudem a reduzir o impacto ambiental da atividade.

No caso de um delivery de alimentos, uma forma de compensação ambiental poderia ser promover o plantio de mudas de árvores que contribuam para absorver o gás carbônico liberado pelos motores dos veículos usados nas entregas.

Compre diretamente dos pequenos produtores

A responsabilidade ambiental não diz respeito apenas aos aspectos naturais do meio ambiente, mas também envolve o impacto social da empresa. Em um país com alta desigualdade social, a sociedade como um todo deve buscar tanto a preservação dos recursos naturais quanto o acesso às riquezas produzidas de forma mais justa.

Portanto, é importante que além de reduzir o impacto na natureza, a empresa assuma um compromisso social. Uma forma de assumir esse compromisso é buscando fornecedores entre pequenos produtores rurais, cooperativas de trabalhadores, etc.

Ao conduzir seu negócio com responsabilidade ambiental, seu empreendimento conseguirá atrair ainda mais consumidores e fidelizar uma clientela exigente e em constante expansão. Além disso, optar por uma atuação em harmonia com o ambiente possibilita à sua empresa garantir sucesso no presente e realizar um sólido investimento para o futuro.

Este post foi útil para você? Aproveite e deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para nós!