Quando realizado de forma estratégica, o planejamento dos processos logísticos trazem economia e otimização dos recursos da empresa.

Em um mercado econômico cada vez mais competitivo, esse pode ser o diferencial para o sucesso do seu negócio. Com a logística ambiental não é diferente. O planejamento estratégico e inteligente desse processo pode reduzir custos de manutenção e, assim, contribuir com o crescimento dos lucros da empresa.

A Área de Transbordo e Triagem (ATT), é uma ferramenta de infra estrutural pensada justamente para tornar a logística ambiental dos geradores de resíduos mais estratégica. Portanto, entender o funcionamento de uma ATT, e considerá-la na logística ambiental da gestão de resíduos é fundamental para empresas que querem otimizar seus recursos e reduzir seus custos operacionais.

Neste texto, vamos esclarecer o que são as ATT’s e de que forma elas podem contribuir com a logística ambiental da sua empresa. Confira!

O que é Área de Transbordo e Triagem (ATT)?

As Áreas de Transbordo e Triagem são áreas logísticas, que tem por objetivo otimizar os processos de transporte, triagem e destinação dos mais variados tipos de resíduos. Podemos dizer que a ATT atua como um entreposto entre a fonte geradora de resíduo e sua destinação final.

Durante o período em que os resíduos coletados passam pela ATT, eles são separados de acordo com suas características e agrupados a outras cargas semelhantes que terão a mesma destinação final. O agrupamento de resíduos de diferentes geradores proporciona a redução nos custos de transporte, favorecendo as empresas geradoras.

Além da redução dos custos operacionais, a ATT facilita os processos de licenciamento ambiental para o transporte e destinação de resíduos, já que a partir da ATT é possível utilizar o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI). Como a emissão desse documento também envolve custos para o gerador de resíduos, sua utilização coletiva ou unificada favorece as empresas.

Quais operações são realizadas na Área de Transbordo e Triagem?

Na ATT são realizadas operações de tratamento, que facilitam o transporte de resíduos para sua destinação final, e operações de triagem, que garantem um destino ambiental e economicamente mais viável para os diferentes tipos de resíduos.

Dessa forma, a ATT permite um planejamento mais eficiente da logística ambiental dos resíduos gerados pelos mais variados tipos de empresas. Na ATT da Translix, por exemplo, são realizadas as operações a seguir.

Trituração de resíduos da construção civil

A trituração de resíduos da construção civil, classificados como resíduos inertes permite a transformação desse material em agregados do concreto, como pedrisco, pedra, areia, etc. Isso significa dizer que essa trituração é crucial para seu reaproveitamento, e para evitar seu descarte, que pode ser fonte de problemas ambientais por suas características físicas.

Beneficiamento de resíduos

Consiste na mudança das características físicas do resíduo, com vistas à sua reutilização como matéria-prima. Uma das formas de beneficiamento é, justamente, a trituração de resíduos para seu aproveitamento como agregado de cimento.

Triagem para reciclagem

Durante a permanência do resíduo na ATT, é possível fazer a triagem de materiais que podem ser reciclados, como papel, papelão, plástico, metais, etc. Essa triagem reduz os custos com o descarte do material em aterros sanitários e contribui com o meio ambiente, favorecendo a imagem da empresa geradora.

Valorização de resíduos

A triagem realizada na ATT –  atua no sentido de agregar valor aos resíduos, na medida em que permite a comercialização de materiais que, sem esse processo de triagem, seriam simplesmente descartados. Com a triagem, eles ganham valor comercial e podem ser vendidos como matéria-prima.

Armazenamento temporário

Outra vantagem do uso da ATT – é a possibilidade de armazenamento de resíduos. O armazenamento é interessante para a logística ambiental, porque permite que o resíduo aguarde a chegada de materiais provenientes de outros geradores, para a consolidação em lotes economicamente viáveis para o transporte à destinação final.

Como a Área de Transbordo e Triagem da Translix pode otimizar a logística ambiental da sua empresa?

A ATT da Translix pode otimizar a logística ambiental da sua empresa por sua localização privilegiada, próxima a grandes vias de acesso, o que permite um rápido deslocamento dos resíduos.

A infraestrutura é coberta, garantindo a proteção dos resíduos, bem como o seu reaproveitamento quando for o caso, já que os materiais que apresentam possibilidade de valorização não ficam expostos à ação do tempo.

Outra vantagem da ATT da Translix é a facilidade que os caminhões de coleta encontram para manobrar e descarregar suas cargas, graças a uma planta pensada especialmente para evitar congestionamentos na entrada e saída da ATT.

Além das vantagens infraestruturais, os clientes da Translix que utilizam sua ATT se beneficiam de um espaço totalmente em acordo com as normas ambientais vigentes no país, e no estado de São Paulo.

Por fim, a ATT da Translix possui todas as autorizações e licenças cabíveis para a realização das atividades de transbordo, armazenamento e triagem de resíduos. Nesse sentido, ela garante à sua empresa uma logística ambiental estratégica, com vistas à redução de custos, e ambientalmente adequada.

Aproveite que está por aqui, entre em contato com a gente agora mesmo e saiba mais sobre as soluções que temos para oferecer!